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Lean Six Sigma:

Qual a diferença entre Green Belt e Black Belt?

Uma quantidade gigantesca de empresas, de todos os tamanhos e setores, nacionais e multinacionais, estão buscando profissionais com certificação Lean Six Sigma, não só para trabalharem com melhoria contínua, mas nas diversas áreas que compõem as organizações, já que os conhecimentos adquiridos nessa formação são essenciais para profissionais de qualquer área que buscam excelência.

Mas, na hora de investir em uma certificação, qual a melhor escolha?

Vamos entender as diferenças entre ser um profissional Green Belt e um Black Belt, para que você possa fazer a melhor escolha dependendo de seus objetivos e momento profissional.

O que você aprenderá nesse artigo:

  1. Formação Lean Six Sigma;
  2. O papel do Green Belt;
  3. O papel do Black Belt;
  4. Principais diferenças entre o Green Belt e Black Belt;
  5. Vantagens das empresas ao terem Green e Black Belts em seus times;
  6. Como se tornar um Belt Lean Six Sigma com certificação internacional?

Formação Lean Six Sigma

Lean Six Sigma 1

Apesar de existir dentro da trilha de desenvolvimento em Lean Six Sigma as formações White e Yellow Belt, essas são introdutórias, o que faz com que as formações em Green e Black Belt sejam as mais procuradas por profissionais que querem dar um salto na carreira e se destacarem no mercado de trabalho, pois terão acesso a um conteúdo muito profundo, que abrange conhecimentos aplicáveis em qualquer situação, seja em uma indústria ou em serviços.

Nas formações White Belt e Yellow Belt, busca-se passar conhecimentos mais introdutórios sobre o Lean e o Six Sigma. Falamos de sua origem, conceitos, métricas e abordagens que esses profissionais precisam ter para participar de iniciativas e projetos de melhoria contínua em suas empresas.

Já quando falamos nas formações em Green Belt e Black Belt, o conhecimento é mais voltado para as ferramentas estatísticas que ajudarão na análise, proposta de soluções e controles de processos, bem como na liderança de projetos e atuação estratégica na implantação da metodologia.

Essa diferença fica nítida na formação desses profissionais, já que para os Green e Black Belts, é recomendada a elaboração prática de um projeto Lean Six Sigma, podendo, assim, o profissional colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.

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O papel do Green Belt

O profissional Green Belt, geralmente (mas não exclusivamente), é representado por profissionais que atuam nas organizações em um nível operacional ou tático. São técnicos, analistas, engenheiros, especialistas e supervisores que se utilizam do conhecimento do LSS para melhorar seus processos em busca da excelência.

Lean Six Sigma 3

Justamente por isso, um Green Belt divide parte do seu tempo entre sua ocupação na empresa (como técnico, analista, engenheiro, etc.) e os projetos. Podemos dizer que, na média, um Green Belt foca cerca de 20% do seu tempo nesses projetos.

Sua atuação se dá em um projeto por vez, geralmente de média complexidade e voltado para sua área dentro da empresa, até por isso, um projeto liderado por um Green Belt demora entre 3 e 4 meses, em média.

Na hora de responder pelos trabalhos, o Green Belt lida diretamente com seu gestor ou o Black Belt da empresa, se essa figura existir na organização.

O papel do Black Belt

Já o Black Belt, geralmente (mas também não exclusivamente), é um profissional de nível tático ou estratégico, podendo ser um coordenador ou gerente.

Lean Six Sigma 4

O Black Belt também pode ser um profissional que divide seu tempo entre sua função e os projetos, porém é muito comum (e até mesmo recomendado, se possível), que a empresa tenha um (ou alguns, dependendo do porte) Black Belt dedicado 100% do tempo em projetos de melhoria Lean Six Sigma.

Dessa maneira, esse profissional não atua apenas em um projeto isolado, mas também na gestão de vários projetos que podem acontecer ao mesmo tempo e que são liderados por Green Belts.

O Black Belt, por ter um conhecimento mais profundo de conceitos estatísticos avançados, busca atuar na liderança de projetos mais complexos e, consequentemente, mais demorados (6 meses, em média).

Quando falamos em hierarquia, um Black Belt, geralmente, responde para um diretor ou executivo da empresa, justamente por que seu papel vai além do operacional, mas sim estratégico para o sucesso do programa e da empresa como um todo.

Principais diferenças entre o Green Belt e Black Belt 

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Como podemos notar, apesar de serem muito importantes para as empresas que buscam se destacar no mercado, cada nível da formação tem um papel diferente dentro do sistema.

É importante conhecer essas diferenças para que possa escolher aquela formação que se encaixa melhor nos objetivos que busca e no seu momento.

Por exemplo, se no momento sua atuação é muito focada nos processos, como um especialista, o Green Belt pode ser uma ótima opção, pois fornecerá os conhecimentos necessários para atuar em projetos que irão trazer ótimos resultados em sua área.

Agora, se você atua (ou busca uma oportunidade) em cargos de gestão, o Black Belt é ideal para você, pois além dos conhecimentos técnicos do Lean Six Sigma, irá fornecer habilidades em liderança, gestão e uma visão mais estratégica e de implantação do Lean Six Sigma nas empresas, atuando como um agente de mudança.

É importante destacar que os exemplos de atuação dos Green e Black Belts demonstradas nesse artigo são orientações e práticas de mercado, porém não são regras “invioláveis”.

Podemos ter sim profissionais especialistas como Black Belts e gestores que são Green Belts. Nem toda empresa tem a necessidade de um Black Belt exclusivo, por exemplo. O importante é entender a necessidade da empresa e que tipo de atuação você gostaria de ter.

Vantagens das empresas ao terem Green e Black Belts em seus times

Independentemente do nível de formação que você tem ou busca ter, vale ressaltar que o mercado busca algo que vai muito além do certificado, e sim conhecimento prático e experiência em projetos.

Às vezes, muito mais importante do que se tornar um Black Belt, é focar em colocar em prática seus conhecimentos como Green Belt, possuindo vivência prática em projetos e com resultados significativos obtidos.

Como um profissional Lean six Sigma, você é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade dos processos e melhorar resultados que trarão maior competitividade e retorno financeiro para a empresa. Segundo a ASQ, um profissional Seis Sigma costuma ganhar, em média, 12% a mais que os outros funcionários do mesmo ramo, o que demonstra a valorização desse profissional e o custo benefício de se investir em uma formação.

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Como se tornar um Belt Lean Six Sigma com certificação internacional?

Lean Six Sigma 7

Na Valore Academy, temos a solução ideal para você. Nossos cursos de Lean Six Sigma são acreditados pelo C.S.S.C (Council for Six Sigma Certification), o que garante que você terá um certificado com reconhecimento internacional.

Se você quer entender melhor o que é o LSS, recomendamos nosso curso gratuito de formação Lean Six Sigma em White Belt. Para você que quer dar um passo maior, pode acessar o curso de Yellow Belt que temos na plataforma ou se gostaria de se tornar um especialista no assunto, pode se inscrever agora mesmo em nossos cursos de Green Belt e Black Belt, que trazem conhecimento prático, direto e de fácil aprendizagem.

 

Sugestão de Curso Gratuito

Formação White Belt
Carga horária: 4h | Com certificado

No curso de formação White Belt em Lean Six Sigma, buscamos entender os princípios fundamentais do Lean Six Sigma e o papel do profissional White Belt nas organizações.

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Fernanda Piacesi Barbosa

Fernanda Piacesi Barbosa

Vegetariana, doadora de sangue e uma super nerd. Fernanda é formada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com pós-graduação em Educação pela PUCRS e Green Belt realizado na Whirlpool Corp. Possui também certificação em Neurociência para resultados organizacionais. Apaixonada por pessoas, é líder de equipes a 10 anos em empresas como Whirlpool, Dr. Consulta e Nubank. Atua hoje como Coordenadora de Customer Experience no Nubank, em que é responsável por gerir a experiência dos clientes em 7 parceiros, somando cerca de 1700 funcionários envolvidos na área.

Acredita que a educação e o conhecimento são meios de mudar o mundo e, por este motivo, atua como educadora e mentora para pessoas com interesse em se desenvolver tanto como liderança quanto na área de CX.

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Denise Bocalon

DENISE BOCALON

Engenheira Química, especialista em melhoria de processos e sistemas de gestão.Mais de 16 anos de experiência em empresas de grande porte do segmento automotivo e petróleo e gás, atuando nas áreas de Melhoria Contínua, Produção enxuta (WCM e Lean), Gestão de Qualidade e Meio Ambiente.Experiência de 12 anos na implantação, manutenção e auditoria do sistema de produção WCM, em plantas do Brasil, Estados Unidos e Europa.

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Ivan Chagas

Ivan Chagas é designer instrucional, organizador de eventos e professor em cursos presenciais e virtuais. Com mais de 5.500 alunos em mais de 80 países, dá aulas nas temáticas de organização de eventos, liderança, atendimento ao cliente e inteligência emocional. Trabalha também como terceirizado, criando cursos onlines e presenciais e materiais educacionais para empresas e pessoas físicas.

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Ludimila Coelho

Ludimila Coelho

É graduada em administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós graduada em Estratégia e Gestão Empresarial também pela UFG. Possui experiência de mais de 10 anos em indústria atuando em diferentes áreas da cadeia de suprimentos mas sempre em interface com a área de Melhoria Contínua. A partir de 2013 assumiu a liderança da área de metodologia passando por grandes multinacionais: UNILEVER E HEINEKEN. Atualmente conduz um desafio de consolidar Gestão por Processos e Melhoria Contínua no ramo do varejo, exercita o que de fato aprendeu em sua carreira: Melhoria Contínua é aplicável a qualquer ramo de mercado que tenha como visão atingir resultados consistentes por meio da correta utilização do método e engajamento de pessoas.

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Renata Alves

Renata Alves

Renata é Engenheira Química graduada pela UFRJ e com MBA em Business Process pela FGV.Possui mais de 10 de anos de experiência profissional com uma carreira desenvolvida sobretudo no Gerenciamento de Processos, Qualidade e Melhoria Contínua.Nessas frentes, atuou e liderou equipes em empresas de grande porte como AMBEV e HEINEKEN, onde desde 2017 passou a se dedicar exclusivamente a estratégia e melhoria contínua.Acredita que através de uma abordagem mais prática e dinâmica, é possível engajar as pessoas na resolução e prevenção de problemas, padronizando processos, facilitando o dia a dia e, consequentemente, alavancando resultados.

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ISABELA BELLINTANI

A professora Isabela Bellintani tem construído carreira implementando a cultura Lean, do zero, em indústrias multinacionais. Ela tem MBA em Lean Manufacturing e Gestão de negócios e é formada em Engenharia Mecânica pela UFBA. Além disso, ela já viajou para vários países, tendo contato com diversas culturas e tudo isso complementa suas práticas. Sua experiência internacional e seus conhecimentos enriquecem a sua maneira de ensinar e simplificar a compreensão da filosofia e da cultura Lean. Por fim, com sua paixão pela filosofia Lean almeja alcançar ótimos resultados, diminuir os custos e aumentar a produtividade na solução dos problemas de uma equipe ou empresa. Uma ótima profissional que, agora, faz também faz parte da equipe de professores da Valore Academy.

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Rodrigo Roseti

Gestor de processos e riscos empresariais, atuou com consultoria a empresas de médio e grande porte nos setores financeiros, energético e logístico. É pós-graduado em gestão esportiva.

Possui graduação em Administração, tem formação black belt, Scrum master e especializações em Kaizen, 5S, gestão de projetos, Design Thinking, balanced ScoreCard e liderança.

Com mais de 10 anos de experiência em gestão de riscos e processos organizacionais, estuda e visa aplicar a prática de gestão de processos não só na vertente de eficiência operacional, com busca por melhorias contínuas, mas também na vertente estratégica, aplicando conceitos de cultura organizacional e ajudando na disseminação de metas a toda hierarquia organizacional.

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Fabiana Herculano

É uma profissional apaixonada por conexões humanas e pela co-criação de processos de transformação. Comunicóloga, pós-graduada em Marketing é especialista em Design Thinking e Facilitadora de processos criativos. Atuou por mais de 10 anos nas áreas de marketing e trade marketing de multinacionais de bens de consumo e hoje se dedica a projetos que visem conectar pessoas e facilitar jornadas e processos de transformação.

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Professora Daniella Lopes

Daniella Lopes

Publicitária, pós graduada em Administração de Empresas e Comunicação Corporativa, e MBA em Gestão Empresarial.É uma profissional com 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Marketing e Responsabilidade Social de empresas multinacionais de grande porte, atuando no escopo da América Latina.Ao longo de sua trajetória, foi responsável pela gestão dos processos de Comunicação Interna, Comunicação Externa e de Marca e Reputação para América Latina; pela implementação de procedimentos para gestão de crises de imagem e do investimento social das empresas. Coordenou projetos de forte impacto positivo para o desenvolvimento de comunidades lotadas nas áreas de atuação das empresas.

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Alessandra Gomiero

É Psicóloga, consultora e facilitadora em projetos de inovação. Graduada na Universidade Ibirapuera e com MBA em Coaching e liderança empresarial na Anhembi Morumbi, construiu sua carreira sua carreira profissional na área de Recursos Humanos e seus subsistemas. Atuando e liderando equipes em empresas de grande porte como Makro, Dia Brasil, ADP, AfferoLab e PwC.  Em 2016 mudou o curso de sua carreira para se especializar em projetos de inovação e facilitação de aprendizagem de adultos, se especializando no mindset do design (design thinking) pela Echos – laboratório de inovação. Acredita que através da diversidade, processos colaborativos e pensamento sistêmico é possível entender os reais problemas e alavancar resultados efetivos.

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MARCOS RIEPER

MARCOS RIEPER

Marcos Rieper é consultor e professor desde 2010. Ele é formado em Sistemas de Informação e Administração e possui pós-graduação nas áreas de Tecnologia e Contábeis e autor do site Guia do Excel que conta com centenas de artigos em sua página e palestras em eventos de renome nacional sobre Excel. Marcos é apaixonado por Excel e pela Didática. Ele espera compartilhar seus conhecimentos com conteúdos didáticos e eficazes com todos os alunos para desenvolver suas habilidades com o Excel.

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Fernanda Piacesi Barbosa

FERNANDA PIACESI BARBOSA

Vegetariana, doadora de sangue e uma super nerd. Fernanda é formada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com pós-graduação em Educação pela PUCRS e Green Belt realizado na Whirlpool Corp. Possui também certificação em Neurociência para resultados organizacionais e Neurocoaching. Apaixonada por pessoas, é líder de equipes há 10 anos em empresas como 99, Nubank, Dr Consulta e Whirlpool. Atua hoje como Gerente Sênior de Customer Experience na 99 | DiDi, uma das 3 startups mais valiosas do mundo, em que gerencia os times de Qualidade e a Operação de Pagamentos da 99.Acredita que a educação e o conhecimento são meios de mudar o mundo e, por este motivo, atua como educadora e mentora para pessoas com interesse em se desenvolver tanto como liderança quanto na área de CX.

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Marília Veiga

É fundadora e Consultora da Puzzle Design. Apaixonada por novas tendências e pela evolução constante da tecnologia, Marilia Veiga é formada em Publicidade e Propaganda pela Belas Artes de São Paulo e Pós Graduada em Gestão de Negócios pela ESPM. Trabalha há 14 anos com Marketing e Experiência de produtos digitais em grandes empresas, como Samsung e Intel. Ela se identifica com visões inspiradoras de negócios e, hoje, atua em sua própria consultoria de estratégia de produtos e transformação digital. Além disso, gosta de trocar conhecimento interessados no assunto. Por isso, agora está compartilhando com a Valore as suas experiências e visões do mundo de produtos.