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O que é MRP

(Manufacturing Resource Planning)?

O termo se refere a Manufacturing Resource Planning, ou como também é chamado, Planejamento de Recursos de Produção.

Muito usado para realizar o gerenciamento de recursos, o MRP é um programa essencial para o dia a dia das empresas de grande porte, com produções em larga escala.

MRP é um programa que realiza cálculos e é usado para controlar o número de todos os componentes necessários para fabricar um produto manufaturado.

Ele é calculado de acordo com as necessidades e estrutura da fábrica, e determina quando você precisa comprar produtos todas as vezes. O objetivo é manter a estrutura funcionando adequadamente sem excessos ou escassez de materiais.

Portanto, o software auxilia no desenvolvimento de métodos e rotinas que podem ser utilizados para planejar o uso e a compra de cada material, bem como para planejar sua produção.

 Como é calculado o sistema de MRP 

O sistema coleta todas as informações de interação para criar um processo diário de compra e produção orgânica. Ou seja, não há recursos redundantes ou escassez. Para poder calcular de forma eficiente, o MRP usa três informações básicas: demanda, lista de materiais e saldo de estoque.

Demanda: 

Quantidade de produtos vendidos em determinado período e sua previsão de vendas;

Lista de materiais:

Consiste em todos os materiais necessários para produzir o produto ou serviço final,

Balanço do estoque: 

Quantidade em estoque do produto final e quantidade em estoque de cada material na empresa.

O software especifica o estoque de segurança e pontos de reposição para cada material, reduz a chance de perda ou excesso de cada material e auxilia o gerente na tomada de decisões de compra de estoque e programações de produção do produto.

MRP I x MRP II 

O planejamento de recursos de produção (MRP I) oferece mais funções do que o planejamento de necessidades de materiais (MRP II). Entenda abaixo.

MRP I: 

O planejamento de necessidades de material calcula os produtos a serem produzidos sem considerar a capacidade da fábrica. Portanto, não está estipulado se o requisito pode ser implementado. Ele possui elementos que são citados a seguir:

  • Estrutura dos produtos semi-acabados e acabados;
  • Revisão de demanda;
  • Solicitações de compras;
  • Tamanhos dos lotes de produção;
  • Criação de ordens de produção;
  • Gestão de pedidos;
  • Políticas mínimas e máximas para o estoque;
  • Plano mestre de produção;
  • Cadastros de matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados.

MRP II: 

Com base nos dados coletados, considere as capacidades atuais e suas estratégias e possibilidades. Os elementos que estão ligados a esse recurso são:

  • Recursos alternativos;
  • Cálculo da capacidade produtiva de cada máquina;
  • Linha do tempo de produção para cada item fabricado;
  • Tabela de recursos de produção disponíveis;
  • Sequência de ordens de produção, de acordo com os recursos disponibilizados.
  • Calendário de disponibilidade de cada recurso;
  • Roteiros de produção com prazos e métodos para cada etapa;

Os dois tipos de MRP trabalham juntos, um trazendo alguma informação ou um cenário importante para o outro. Assim, o coordenador do time pode ter uma visão mais ampla de toda a empresa e do processo.

Vantagens do MRP

Este software traz muitas vantagens para as empresas que o utilizam, vamos entender sobre esses benefícios:

Plano assertivo: 

Com a implantação do MRP, a empresa passou a formular um plano assertivo com base nos dados e ocorrências do estoque e da linha de produção. Isso reduz a possibilidade de problemas e emergências no departamento.

Desempenho eficiente: 

Com informações concisas, o desempenho da empresa pode ser melhorado porque suas ações são rápidas e eficientes. Desde o relacionamento com os fornecedores, a tranquilidade para negociar preços e condições, e para manter o contato com os clientes, tem feito estoque de produtos e garantia de qualidade.

Investimento enxuto: 

Possuir o MRP também pode fazer com que a atualização do estoque e o investimento em produção sejam uma produção enxuta, porque estipula com precisão a quantidade e o tempo de reposição, evitando assim gastos desnecessários.

MRP e suas etapas 

Existem alguns motivos que são levados em consideração para que o andamento do procedimento aconteça de maneira orgânica.

Plano de produção: 

O plano envolve estratégias e dados como vendas, custos e lucros.O plano também considera fatores como sazonalidade, ciclo de vida e considerações geográficas e de distribuição do produto. Além disso, as previsões de vendas e todo o seu valor agregado devem ser considerados.

MPS- Master Production Schedulin (Plano Geral de Produção):

Nesta etapa, o processo produtivo de cada etapa é determinado levando-se em consideração as capacidades da empresa;

MRP- Material Requirements Planning (Planejamento de Requisitos de Material): 

Após a aprovação do plano geral, o plano de material necessário será desenvolvido dentro do período considerado;

CRP- Capacity Requirements Planning (Capacity Demand Planning): 

Considerando a inviabilidade e capacidade da empresa, o melhor método de execução da produção é considerado aqui.

Execução da produção: 

Depois de feitos todos os ajustes e planos, são colocados os pedidos de compra, fabricação e entrega, para que o processo seja contínuo, sem atrasos ou imprevistos.

Enfim, podemos perceber que o MRP é muito importante para a indústria. Ele pode ser integrado com o sistema ERP (Enterprise Resource Planning). O grande benefício dessa integração é possuir ferramentas para gerir outros setores da empresa como estoque, confiabilidade, financeiro, vendas e compras.

Com um sistema integrado, as informações ficam mais acessíveis e assim otimiza-se o tempo de serviço e a qualidade de trabalho.

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Fernanda Piacesi Barbosa

Fernanda Piacesi Barbosa

Vegetariana, doadora de sangue e uma super nerd. Fernanda é formada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com pós-graduação em Educação pela PUCRS e Green Belt realizado na Whirlpool Corp. Possui também certificação em Neurociência para resultados organizacionais. Apaixonada por pessoas, é líder de equipes a 10 anos em empresas como Whirlpool, Dr. Consulta e Nubank. Atua hoje como Coordenadora de Customer Experience no Nubank, em que é responsável por gerir a experiência dos clientes em 7 parceiros, somando cerca de 1700 funcionários envolvidos na área.

Acredita que a educação e o conhecimento são meios de mudar o mundo e, por este motivo, atua como educadora e mentora para pessoas com interesse em se desenvolver tanto como liderança quanto na área de CX.

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Denise Bocalon

DENISE BOCALON

Engenheira Química, especialista em melhoria de processos e sistemas de gestão.Mais de 16 anos de experiência em empresas de grande porte do segmento automotivo e petróleo e gás, atuando nas áreas de Melhoria Contínua, Produção enxuta (WCM e Lean), Gestão de Qualidade e Meio Ambiente.Experiência de 12 anos na implantação, manutenção e auditoria do sistema de produção WCM, em plantas do Brasil, Estados Unidos e Europa.

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Ivan Chagas é designer instrucional, organizador de eventos e professor em cursos presenciais e virtuais. Com mais de 5.500 alunos em mais de 80 países, dá aulas nas temáticas de organização de eventos, liderança, atendimento ao cliente e inteligência emocional. Trabalha também como terceirizado, criando cursos onlines e presenciais e materiais educacionais para empresas e pessoas físicas.

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Ludimila Coelho

Ludimila Coelho

É graduada em administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós graduada em Estratégia e Gestão Empresarial também pela UFG. Possui experiência de mais de 10 anos em indústria atuando em diferentes áreas da cadeia de suprimentos mas sempre em interface com a área de Melhoria Contínua. A partir de 2013 assumiu a liderança da área de metodologia passando por grandes multinacionais: UNILEVER E HEINEKEN. Atualmente conduz um desafio de consolidar Gestão por Processos e Melhoria Contínua no ramo do varejo, exercita o que de fato aprendeu em sua carreira: Melhoria Contínua é aplicável a qualquer ramo de mercado que tenha como visão atingir resultados consistentes por meio da correta utilização do método e engajamento de pessoas.

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Renata Alves

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Renata é Engenheira Química graduada pela UFRJ e com MBA em Business Process pela FGV.Possui mais de 10 de anos de experiência profissional com uma carreira desenvolvida sobretudo no Gerenciamento de Processos, Qualidade e Melhoria Contínua.Nessas frentes, atuou e liderou equipes em empresas de grande porte como AMBEV e HEINEKEN, onde desde 2017 passou a se dedicar exclusivamente a estratégia e melhoria contínua.Acredita que através de uma abordagem mais prática e dinâmica, é possível engajar as pessoas na resolução e prevenção de problemas, padronizando processos, facilitando o dia a dia e, consequentemente, alavancando resultados.

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A professora Isabela Bellintani tem construído carreira implementando a cultura Lean, do zero, em indústrias multinacionais. Ela tem MBA em Lean Manufacturing e Gestão de negócios e é formada em Engenharia Mecânica pela UFBA. Além disso, ela já viajou para vários países, tendo contato com diversas culturas e tudo isso complementa suas práticas. Sua experiência internacional e seus conhecimentos enriquecem a sua maneira de ensinar e simplificar a compreensão da filosofia e da cultura Lean. Por fim, com sua paixão pela filosofia Lean almeja alcançar ótimos resultados, diminuir os custos e aumentar a produtividade na solução dos problemas de uma equipe ou empresa. Uma ótima profissional que, agora, faz também faz parte da equipe de professores da Valore Academy.

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Gestor de processos e riscos empresariais, atuou com consultoria a empresas de médio e grande porte nos setores financeiros, energético e logístico. É pós-graduado em gestão esportiva.

Possui graduação em Administração, tem formação black belt, Scrum master e especializações em Kaizen, 5S, gestão de projetos, Design Thinking, balanced ScoreCard e liderança.

Com mais de 10 anos de experiência em gestão de riscos e processos organizacionais, estuda e visa aplicar a prática de gestão de processos não só na vertente de eficiência operacional, com busca por melhorias contínuas, mas também na vertente estratégica, aplicando conceitos de cultura organizacional e ajudando na disseminação de metas a toda hierarquia organizacional.

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É uma profissional apaixonada por conexões humanas e pela co-criação de processos de transformação. Comunicóloga, pós-graduada em Marketing é especialista em Design Thinking e Facilitadora de processos criativos. Atuou por mais de 10 anos nas áreas de marketing e trade marketing de multinacionais de bens de consumo e hoje se dedica a projetos que visem conectar pessoas e facilitar jornadas e processos de transformação.

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Publicitária, pós graduada em Administração de Empresas e Comunicação Corporativa, e MBA em Gestão Empresarial.É uma profissional com 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Marketing e Responsabilidade Social de empresas multinacionais de grande porte, atuando no escopo da América Latina.Ao longo de sua trajetória, foi responsável pela gestão dos processos de Comunicação Interna, Comunicação Externa e de Marca e Reputação para América Latina; pela implementação de procedimentos para gestão de crises de imagem e do investimento social das empresas. Coordenou projetos de forte impacto positivo para o desenvolvimento de comunidades lotadas nas áreas de atuação das empresas.

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Alessandra Gomiero

É Psicóloga, consultora e facilitadora em projetos de inovação. Graduada na Universidade Ibirapuera e com MBA em Coaching e liderança empresarial na Anhembi Morumbi, construiu sua carreira sua carreira profissional na área de Recursos Humanos e seus subsistemas. Atuando e liderando equipes em empresas de grande porte como Makro, Dia Brasil, ADP, AfferoLab e PwC.  Em 2016 mudou o curso de sua carreira para se especializar em projetos de inovação e facilitação de aprendizagem de adultos, se especializando no mindset do design (design thinking) pela Echos – laboratório de inovação. Acredita que através da diversidade, processos colaborativos e pensamento sistêmico é possível entender os reais problemas e alavancar resultados efetivos.

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MARCOS RIEPER

MARCOS RIEPER

Marcos Rieper é consultor e professor desde 2010. Ele é formado em Sistemas de Informação e Administração e possui pós-graduação nas áreas de Tecnologia e Contábeis e autor do site Guia do Excel que conta com centenas de artigos em sua página e palestras em eventos de renome nacional sobre Excel. Marcos é apaixonado por Excel e pela Didática. Ele espera compartilhar seus conhecimentos com conteúdos didáticos e eficazes com todos os alunos para desenvolver suas habilidades com o Excel.

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Fernanda Piacesi Barbosa

FERNANDA PIACESI BARBOSA

Vegetariana, doadora de sangue e uma super nerd. Fernanda é formada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com pós-graduação em Educação pela PUCRS e Green Belt realizado na Whirlpool Corp. Possui também certificação em Neurociência para resultados organizacionais e Neurocoaching. Apaixonada por pessoas, é líder de equipes há 10 anos em empresas como 99, Nubank, Dr Consulta e Whirlpool. Atua hoje como Gerente Sênior de Customer Experience na 99 | DiDi, uma das 3 startups mais valiosas do mundo, em que gerencia os times de Qualidade e a Operação de Pagamentos da 99.Acredita que a educação e o conhecimento são meios de mudar o mundo e, por este motivo, atua como educadora e mentora para pessoas com interesse em se desenvolver tanto como liderança quanto na área de CX.

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É fundadora e Consultora da Puzzle Design. Apaixonada por novas tendências e pela evolução constante da tecnologia, Marilia Veiga é formada em Publicidade e Propaganda pela Belas Artes de São Paulo e Pós Graduada em Gestão de Negócios pela ESPM. Trabalha há 14 anos com Marketing e Experiência de produtos digitais em grandes empresas, como Samsung e Intel. Ela se identifica com visões inspiradoras de negócios e, hoje, atua em sua própria consultoria de estratégia de produtos e transformação digital. Além disso, gosta de trocar conhecimento interessados no assunto. Por isso, agora está compartilhando com a Valore as suas experiências e visões do mundo de produtos.