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Six Sigma

5 principais erros na sua implantação

O Six Sigma a cada ano a se torna mais famoso e presente nas empresas ao redor do Brasil, independentemente de seu tamanho ou setor. É claro que excelentes resultados vêm sendo alcançados, mas também diversos são os erros que as organizações cometem na sua utilização e, principalmente, na hora da implantação.

Se você está implantando o Six Sigma na sua empresa ou pretende entender melhor esse processo, caso venha a ser responsável por essa iniciativa, traremos dicas valiosas para você.

Leia nosso artigo e conheça os 5 erros comuns na implantação do Six Sigma.

O que você aprenderá nesse artigo:

1- O que é Six Sigma?

2- Como implantar o Six Sigma?

3- Erros mais comuns na implantação?

4- Como saber mais sobre o Six Sigma?

O que é Six Sigma?

É uma metodologia de gestão que visa o diferencial competitivo e melhoria de processos voltada à satisfação dos clientes e melhora dos produtos e serviços, com um viés muito estatístico e forte análise de dados para entendimento e proposta de soluções para redução de defeitos.

O Seis Sigma busca, então, reduzir a variação entre os processos, através das várias ferramentas estatísticas que o cercam.

Caso queira saber mais sobre o Seis Sigma, leia nosso artigo sobre o tema.

Como implantar o Six Sigma?

Ao planejar a implantação do Seis Sigma na sua empresa, lembre-se de que “uma andorinha apenas não faz verão”.

Por isso, é fundamental desenvolver os profissionais da organização nos conceitos e ferramentas do Six Sigma.

Outro ponto fundamental é o alinhamento entre o programa Seis Sigma e a estratégia da organização, que, caso não estejam “falando a mesma língua”, provavelmente, não trarão resultados concretos ao longo do tempo.

São muitos os aspectos importantes na hora de se planejar uma implantação como essa que irá afetar a cultura organizacional e, justamente por isso, muitos erros costumam acontecer.

Esse é o objetivo de nosso artigo, alertar os profissionais para os erros mais comuns para que seja possível evitá-los, ou pelo menos mitigá-los.

Não é por acaso que esse processo de implantação exige um profissional com, no mínimo, uma formação de nível Black Belt, já que nela, temos uma abordagem mais estratégica e de gestão.

Mas afinal, quais os erros mais comuns na implantação?

1. Achar que o processo de implantação depende de sorte

Six Sigma 1

Um processo de implantação nada mais é do que um processo de mudança, já que fará com que os profissionais tenham que mudar sua abordagem e se adaptar a uma nova realidade, mais focada na análise de dados e capacidade analítica em geral, bem como no trabalho em equipe e uso de ferramentas estatísticas e de mapeamento de processos, por exemplo.

Um processo de mudança pode ser difícil, uma vez que as pessoas têm certa resistência à mudança. O processo deve ser pensado e todas as barreiras que podem impedir o avanço da mudança devem ser trabalhadas para que não interfiram no resultado final, que é uma implantação bem feita.

Uma dica aqui é seguir os 8 passos de John Kotter para a mudança.

2. Não desenvolver pessoas

Six Sigma 2

Tanto para o Seis Sigma, quando qualquer outra metodologia, a abordagem, filosofia ou estratégia, é fundamental desenvolver pessoas. Um dos passos de Kotter está relacionado a isso, o que ele chama de fornecer Empowerment, ou seja, poder para as pessoas atuarem de maneira concreta, e dentre vários aspectos que esse Empowerment pode ter, com certeza o desenvolvimento e ensino é um dos principais.

Pense que a empresa terá muitas iniciativas de melhoria “rodando” ao mesmo tempo e, mesmo que haja um profissional muito qualificado para fazer a gestão dos projetos, sem uma equipe capacitada e que entende os objetivos e abordagem da metodologia, bem como as ferramentas e qual utilizar em determinado momento, muito tempo e esforço podem ser perdidos. Isso sem falar em dinheiro e motivação da equipe, que pode não alcançar os resultados pretendidos, gerando uma falta de engajamento no futuro.

3. Falta de alinhamento entre o Six Sigma e a alta gestão

Esse é com certeza um dos pontos principais, já que a implantação do Six Sigma deve vir de “cima para baixo”.

Esse processo de implantar a metodologia leva tempo e consome recursos, sejam eles financeiros ou de mão de obra, por exemplo, e quando não se tem um alinhamento, a implantação não aproveita todo o potencial e não consegue todos os recursos necessários. Por isso, um Black ou Master Black Belt deve iniciar o processo educando a alta gestão, mostrando resultados possíveis e o retorno sobre o investimento.

4. Escolher os Belts errados

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Está relacionado também ao item 2, o de desenvolvimento de pessoas. Dentro do Six sigma, nós desenvolvemos os Belts em seus diferentes níveis (White, Yellow, Green, Black e Master Black Belt’s) e a escolha desses profissionais deve ser estratégica, levando em conta sua capacidade (técnica e gerencial) e, principalmente, a vontade que eles têm de realizar esse papel.

Não queira que alguém não motivado para esse papel lidere projetos que irão impactar toda a empresa. Não tem segredo, ouça e converse com os potenciais candidatos e veja se eles possuem aquele “brilho no olhar”.

5. Falta de alinhamento entre a estratégia da empresa e o Six Sigma

Toda alta gestão irá avaliar a implantação pelos resultados que os projetos trazem, e quando não existe um alinhamento entre a estratégia da empresa e os projetos, obviamente os resultados não serão satisfatórios, podendo até mesmo fazer com que a alta gestão interrompa o processo de implantação caso veja que não está sendo benéfico para a empresa.

Para isso, o Black Belt ou Master Black Belt deve ter um bom relacionamento e abertura para conectar os projetos à estratégia, buscando aqueles projetos que trarão os melhores resultados e irão reforçar o apoio da alta gestão do programa.

Quer saber mais sobre o Six Sigma?

Um processo de implantação bem-sucedido é um reflexo das pessoas que irão liderar essa iniciativa. Por isso, caso você queira se tornar um especialista no assunto, precisa conhecer a formação em especialista Black Belt Lean Six Sigma da Valore Academy, uma formação completa para profissionais que querem ser protagonistas na área.

 

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Fernanda Piacesi Barbosa

Fernanda Piacesi Barbosa

Vegetariana, doadora de sangue e uma super nerd. Fernanda é formada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com pós-graduação em Educação pela PUCRS e Green Belt realizado na Whirlpool Corp. Possui também certificação em Neurociência para resultados organizacionais. Apaixonada por pessoas, é líder de equipes a 10 anos em empresas como Whirlpool, Dr. Consulta e Nubank. Atua hoje como Coordenadora de Customer Experience no Nubank, em que é responsável por gerir a experiência dos clientes em 7 parceiros, somando cerca de 1700 funcionários envolvidos na área.

Acredita que a educação e o conhecimento são meios de mudar o mundo e, por este motivo, atua como educadora e mentora para pessoas com interesse em se desenvolver tanto como liderança quanto na área de CX.

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Denise Bocalon

DENISE BOCALON

Engenheira Química, especialista em melhoria de processos e sistemas de gestão.Mais de 16 anos de experiência em empresas de grande porte do segmento automotivo e petróleo e gás, atuando nas áreas de Melhoria Contínua, Produção enxuta (WCM e Lean), Gestão de Qualidade e Meio Ambiente.Experiência de 12 anos na implantação, manutenção e auditoria do sistema de produção WCM, em plantas do Brasil, Estados Unidos e Europa.

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Ivan Chagas é designer instrucional, organizador de eventos e professor em cursos presenciais e virtuais. Com mais de 5.500 alunos em mais de 80 países, dá aulas nas temáticas de organização de eventos, liderança, atendimento ao cliente e inteligência emocional. Trabalha também como terceirizado, criando cursos onlines e presenciais e materiais educacionais para empresas e pessoas físicas.

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Ludimila Coelho

Ludimila Coelho

É graduada em administração pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós graduada em Estratégia e Gestão Empresarial também pela UFG. Possui experiência de mais de 10 anos em indústria atuando em diferentes áreas da cadeia de suprimentos mas sempre em interface com a área de Melhoria Contínua. A partir de 2013 assumiu a liderança da área de metodologia passando por grandes multinacionais: UNILEVER E HEINEKEN. Atualmente conduz um desafio de consolidar Gestão por Processos e Melhoria Contínua no ramo do varejo, exercita o que de fato aprendeu em sua carreira: Melhoria Contínua é aplicável a qualquer ramo de mercado que tenha como visão atingir resultados consistentes por meio da correta utilização do método e engajamento de pessoas.

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Renata Alves

Renata Alves

Renata é Engenheira Química graduada pela UFRJ e com MBA em Business Process pela FGV.Possui mais de 10 de anos de experiência profissional com uma carreira desenvolvida sobretudo no Gerenciamento de Processos, Qualidade e Melhoria Contínua.Nessas frentes, atuou e liderou equipes em empresas de grande porte como AMBEV e HEINEKEN, onde desde 2017 passou a se dedicar exclusivamente a estratégia e melhoria contínua.Acredita que através de uma abordagem mais prática e dinâmica, é possível engajar as pessoas na resolução e prevenção de problemas, padronizando processos, facilitando o dia a dia e, consequentemente, alavancando resultados.

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ISABELA BELLINTANI

A professora Isabela Bellintani tem construído carreira implementando a cultura Lean, do zero, em indústrias multinacionais. Ela tem MBA em Lean Manufacturing e Gestão de negócios e é formada em Engenharia Mecânica pela UFBA. Além disso, ela já viajou para vários países, tendo contato com diversas culturas e tudo isso complementa suas práticas. Sua experiência internacional e seus conhecimentos enriquecem a sua maneira de ensinar e simplificar a compreensão da filosofia e da cultura Lean. Por fim, com sua paixão pela filosofia Lean almeja alcançar ótimos resultados, diminuir os custos e aumentar a produtividade na solução dos problemas de uma equipe ou empresa. Uma ótima profissional que, agora, faz também faz parte da equipe de professores da Valore Academy.

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Rodrigo Roseti

Gestor de processos e riscos empresariais, atuou com consultoria a empresas de médio e grande porte nos setores financeiros, energético e logístico. É pós-graduado em gestão esportiva.

Possui graduação em Administração, tem formação black belt, Scrum master e especializações em Kaizen, 5S, gestão de projetos, Design Thinking, balanced ScoreCard e liderança.

Com mais de 10 anos de experiência em gestão de riscos e processos organizacionais, estuda e visa aplicar a prática de gestão de processos não só na vertente de eficiência operacional, com busca por melhorias contínuas, mas também na vertente estratégica, aplicando conceitos de cultura organizacional e ajudando na disseminação de metas a toda hierarquia organizacional.

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Fabiana Herculano

É uma profissional apaixonada por conexões humanas e pela co-criação de processos de transformação. Comunicóloga, pós-graduada em Marketing é especialista em Design Thinking e Facilitadora de processos criativos. Atuou por mais de 10 anos nas áreas de marketing e trade marketing de multinacionais de bens de consumo e hoje se dedica a projetos que visem conectar pessoas e facilitar jornadas e processos de transformação.

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Daniella Lopes

Publicitária, pós graduada em Administração de Empresas e Comunicação Corporativa, e MBA em Gestão Empresarial.É uma profissional com 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Marketing e Responsabilidade Social de empresas multinacionais de grande porte, atuando no escopo da América Latina.Ao longo de sua trajetória, foi responsável pela gestão dos processos de Comunicação Interna, Comunicação Externa e de Marca e Reputação para América Latina; pela implementação de procedimentos para gestão de crises de imagem e do investimento social das empresas. Coordenou projetos de forte impacto positivo para o desenvolvimento de comunidades lotadas nas áreas de atuação das empresas.

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Alessandra Gomiero

É Psicóloga, consultora e facilitadora em projetos de inovação. Graduada na Universidade Ibirapuera e com MBA em Coaching e liderança empresarial na Anhembi Morumbi, construiu sua carreira sua carreira profissional na área de Recursos Humanos e seus subsistemas. Atuando e liderando equipes em empresas de grande porte como Makro, Dia Brasil, ADP, AfferoLab e PwC.  Em 2016 mudou o curso de sua carreira para se especializar em projetos de inovação e facilitação de aprendizagem de adultos, se especializando no mindset do design (design thinking) pela Echos – laboratório de inovação. Acredita que através da diversidade, processos colaborativos e pensamento sistêmico é possível entender os reais problemas e alavancar resultados efetivos.

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MARCOS RIEPER

MARCOS RIEPER

Marcos Rieper é consultor e professor desde 2010. Ele é formado em Sistemas de Informação e Administração e possui pós-graduação nas áreas de Tecnologia e Contábeis e autor do site Guia do Excel que conta com centenas de artigos em sua página e palestras em eventos de renome nacional sobre Excel. Marcos é apaixonado por Excel e pela Didática. Ele espera compartilhar seus conhecimentos com conteúdos didáticos e eficazes com todos os alunos para desenvolver suas habilidades com o Excel.

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Fernanda Piacesi Barbosa

FERNANDA PIACESI BARBOSA

Vegetariana, doadora de sangue e uma super nerd. Fernanda é formada em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com pós-graduação em Educação pela PUCRS e Green Belt realizado na Whirlpool Corp. Possui também certificação em Neurociência para resultados organizacionais e Neurocoaching. Apaixonada por pessoas, é líder de equipes há 10 anos em empresas como 99, Nubank, Dr Consulta e Whirlpool. Atua hoje como Gerente Sênior de Customer Experience na 99 | DiDi, uma das 3 startups mais valiosas do mundo, em que gerencia os times de Qualidade e a Operação de Pagamentos da 99.Acredita que a educação e o conhecimento são meios de mudar o mundo e, por este motivo, atua como educadora e mentora para pessoas com interesse em se desenvolver tanto como liderança quanto na área de CX.

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Marília Veiga

É fundadora e Consultora da Puzzle Design. Apaixonada por novas tendências e pela evolução constante da tecnologia, Marilia Veiga é formada em Publicidade e Propaganda pela Belas Artes de São Paulo e Pós Graduada em Gestão de Negócios pela ESPM. Trabalha há 14 anos com Marketing e Experiência de produtos digitais em grandes empresas, como Samsung e Intel. Ela se identifica com visões inspiradoras de negócios e, hoje, atua em sua própria consultoria de estratégia de produtos e transformação digital. Além disso, gosta de trocar conhecimento interessados no assunto. Por isso, agora está compartilhando com a Valore as suas experiências e visões do mundo de produtos.